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Produtos de seguros: como lidar com a multiplicação dos canais de distribuiçao

O mercado de seguros mudou muito nos últimos tempos e as empresas estão em constante processo de aprender o que há de novo para adaptar-se a essas mudanças, um dos grandes desafios do setor é lidar com a pluralidade dos canais de distribuição.


O que acontece é que hoje as seguradoras têm o desafio de distribuir o produto pelo melhor canal, o canal mais eficaz e fazer isso sem muitos parâmetros de comparação, pois tudo ainda é novo. O grande fator complicador é a velocidade das mudanças, então acertar o alvo é imprescindível para se ter êxito. Podemos citar como exemplo a internet, que surgiu como um avanço para a tecnologia e hoje já virou mercado de venda de produtos. Notadamente as seguradoras tentam achar uma forma de encaixar seus produtos nesse tipo de canal de distribuição.

Vender produtos de seguro pela internet é viável, entretanto para ser eficaz é necessário se ter uma ação pluridisciplinar, dessa forma o front office eletrônico – Internet – deve ser assistido em segundo nível por inteligência, estratégia e uma boa solução de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), além de contar com um backoffice especializado, treinado e gerido profissionalmente.     

Percebeu-se também o aumento da renda da classe média e de olho nesse público, o mercado segurador passou a distribuir seu produto nas grandes redes de varejo, pela facilidade de atingir um grande número de pessoas, mas diversas questões surgem dessas adaptações.

Qual o grande desafio das companhias de seguros com relação aos canais de distribuição?

O grande desafio tem sido esse, perceber qual a necessidade do consumidor e qual canal ele pode aceitar como sendo o melhor para a distribuição.

O mercado tem muito mais dúvidas que casos de sucesso, entretanto hoje ainda não há uma receita pronta para ser referencia. É importante se entender qual o perfil das pessoas que acessam a internet, por exemplo, e dentro desse perfil quais os principais tipos de seguro que podem ter maior aderência.


Podemos afirmar que essa evolução dos canais é um dos grandes desafios da indústria de seguros, tendo em vista essa evolução como um todo. Inicialmente o seguro era distribuído unicamente por corretores e agentes, depois houve a entrada dos bancos, as grandes redes de varejo até chegar aos adventos tecnológicos como internet e e-cash.